domingo, março 13, 2005

Antonio Fersil "Armaged00m"

        Editou o fanzine Delírio em fins da década de oitenta. Nesse periódico, publicava seus quadrinhos, juntamente com os de diversos autores, tais como Fabinni, Halen, Wally, Ruffus e até o Daniel HDR, atualmente muito conhecido por seus trabalhos em Digimon da americana Dark Horse e Dungeon crawlers pela brasileira Mythos. Cada número também trazia matérias e reportagens sobre quadrinhos. O acabamento gráfico das edições era bem modesto. A partir do número quatro, isso mudou, com uma impressão mais profissional.

        No Delírio, Antonio escreveu e desenhou a série Fúria, em três partes e o one-shot Sustos. Colaborou com diversas outras publicações underground, entre elas o aclamado Psiu de Edgard Guimarães, no especial Quadrinhos Mudos, iniciativa original onde as estórias eram contadas inteiramente através da arte, sem uma palavra sequer. Até a numeração das páginas e onomatopéias eram constituídos exclusivamente por elementos gráficos. Recentemente, o selo Vertigo fez algo parecido com a hq The System, entretanto, estão vinte anos atrasados para serem considerados originais. Com a hq Mito, Antonio Fersil fez parte de mais uma publicação inovadora: Deus; um álbum histórico, com duzentos e setenta páginas, reunindo nada menos que cinqüenta e sete nomes do quadrinho brasileiro! Depois, esteve presente em Eco-Lógico, uma edição em formato gigante toda voltada para o tema-título. Com O deus de cada um, exibiu seu texto e arte em mais uma das iniciativas de Edgard Guimarães: a edição comemorativa "PSIU 13 Anos", volumoso álbum com cerca de 130 páginas de puro quadrinho tupiniquim!

        Seu último trabalho nos quadrinhos foi O Dia dos Mortos. Nesta edição de maior fôlego e produção bem cuidada, Antonio apresentou uma bizarra estória de trinta páginas. Com seu texto sombrio e arte estilizada, nos apresenta a dois policiais corruptos e seus comparsas mafiosos, um repórter e uma simpática velhinha. Alguns deles não são o que parecem. Alguns são carrascos, outros vítimas. Intriga, violência e terror são as cores usadas para pintar um quadro que mostra que também as vítimas sabem usar o chicote! Esta hq em breve estará na seção de quadrinhos... E na íntegra! Aguardem.

        Já está afastado do mundo dos quadrinhos há bastante tempo. Desde então, tem dedicado-se à publicidade. Recentemente, com o advento da internet, voltou a escrever contos. Pretende voltar às histórias em quadrinhos, mas enquanto as circunstâncias não permitem, mata a saudade da arte sequencial ilustrando seus contos. Descobriu as fanfics e, com elas, a possibilidade de escrever temas diversos dos que normalmente utilizava em suas hq's e contos. Pode acompanhar o resultado disso, caro leitor, no site Quadrim. Lá, um time de escritores brilhantes leva personagens tradicionais e conhecidos do grande público por caminhos que seus autores "oficiais" jamais ousariam trilhar.


Nenhum comentário: